<>
HomeNotíciasTop 10 Melhores Empresas de Sementes da América Latina
 

Top 10 Melhores Empresas de Sementes da América Latina

Publicado em 07/03/2024

A Casa Bugre está no top 10 entre as melhores empresas na categoria Empresas de Sementes na América Latina em 2024, ranking elaborado pela AgriBusiness Review.

Casa Bugre: A Melhor Plataforma de Divulgação de Tecnologia para o Agronegócio

Publicado por Agri Bussiness Review

A Casa Bugre foi fundada há 42 anos como distribuidora de sementes de hortaliças. Em 1992, a empresa firmou uma parceria fundamental com a renomada marca Seminis, hoje parte da Bayer. Desde então, a empresa manteve um relacionamento robusto com a Seminis e se tornou uma plataforma de disseminação de tecnologia de ponta para o agronegócio.

Geograficamente, seu foco inicial limitou-se ao interior do estado de São Paulo. Agora se expandiu para cobrir toda São Paulo e Rio de Janeiro com suas variedades de sementes de hortaliças de alta qualidade, Seminis. No ano passado, a empresa também uniu forças com a East-West Seeds, que cria e produz sementes de hortaliças de alta qualidade para condições tropicais. Isso ampliou a presença da Casa Bugre em Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e Pará.

“Desde nossa origem humilde, com apenas dois profissionais de campo, fechamos 2023 com uma equipe de mais de 50 pessoas, abrangendo vendas, técnica, desenvolvimento de mercado e outras áreas”

Flávio Maia, CEO da Casa Bugre.

A Casa Bugre atribui o seu sucesso e crescimento sustentável ao atendimento diferenciado, prestado por técnicos altamente qualificados, bem como à proximidade e interesse genuíno pelo produtor rural. Em vez de focar na genética das sementes, a empresa considera outros fatores que afetam a produtividade. O principal desafio é ajudar os produtores a concretizar todo o potencial genético das sementes para cultivar culturas melhores, mais eficazes, rentáveis e sustentáveis.

Seu portfólio vai além das sementes, pois a Casa Bugre fornece fertilizantes especializados, bioestimulantes, adjuvantes, produtos biológicos e nanotecnologia. Reconhecendo os desafios das mudanças climáticas, da degradação do solo pelo uso intensivo e do surgimento de novas doenças, a Casa Bugre também auxilia os produtores com as melhores práticas para aproveitar plenamente o potencial da genética. A empresa compartilha novas tecnologias e melhores práticas, visando um modo de produção mais sustentável e rentável.

Desde o nosso início humilde com apenas dois profissionais de campo, fechamos 2023 com uma equipe de mais de 50 pessoas, abrangendo vendas, técnica, desenvolvimento de mercado e outras áreas.

Em um caso, a Casa Bugre ajudou um cliente de longa data, um produtor de alface de ascendência japonesa que cultivava consistentemente. Com o passar dos anos, o solo empobreceu devido ao uso constante sem rotação de culturas. Isso levou a um declínio na qualidade e no preço de seus produtos. A situação ficou tão grave que o produtor considerou interromper a produção e retornar ao Japão. Porém, com a ajuda da Casa Bugre, o solo foi restaurado a um padrão altamente produtivo utilizando técnicas e soluções de regeneração de solo. Isto incluiu a aplicação de agentes biológicos para equilibrar os microrganismos benéficos e reduzir os prejudiciais. Com isso, o produtor se restabeleceu no mercado.

A Casa Bugre lançou recentemente uma plataforma aberta de inovação chamada Agriforlife. Liderado pela AgriLife, Casa Bugre e Krilltech, conecta o conhecimento científico às necessidades dos produtores rurais. O projeto está alicerçado em pilares estratégicos que fomentam o desenvolvimento da agricultura, cujo componente vital é a sustentação da vida humana. Os pilares alinham-se com seis dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visando impulsionar iniciativas relacionadas com a necessidade de aumento da produção alimentar face aos crescentes desafios populacionais e aos riscos climáticos e ambientais. Também incentivará iniciativas que melhorem a qualidade nutricional e os processos pós-colheita e promovam o desenvolvimento de tecnologias de produção de energia renovável.

À medida que a Casa Bugre avança com estas iniciativas, a AgriforLife mantém-se na vanguarda da inovação agrícola. O seu compromisso vai além da mera eficiência da produção; a empresa está empenhada em moldar um futuro onde a agricultura não seja apenas uma fonte de sustento, mas também um catalisador para o desenvolvimento sustentável e mudanças sociais positivas. Ao integrar tecnologia de ponta, pesquisa e esforços colaborativos, a Casa Bugre vislumbra e constrói ativamente uma nova era na agricultura.

Traduzido do inglês por meio de ferramentas automáticas, original disponível em https://www.agribusinessreview.com/casa-bugre.